, 16 de junho de 2019.
26/02/2019
Perfil - Rui De Rosis
Audiência debate desemprego dos avulsos do Porto
A Câmara Municipal de Santos realiza hoje, às 14 horas, no Auditório Zeny de Sá Goulart, audiência pública para debater o desemprego dos avulsos do Porto. A audiência foi agendada pelo Presidente da Casa, vereador Rui De Rosis, e será presidida pelo vereador Chico Nogueira, que está a frente da Comissão de Vereadores que trata de assuntos Portuários e Marítimos.

A audiência foi motivada pela decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) de  derrubar, no dia 12 de fevereiro, a decisão que garantia a escalação de trabalhadores avulsos (não contratados pelos terminais) para as operações no Porto de Santos.

A nova decisão derruba a liminar (ordem provisória), obtida pelo Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão, que garantia a permanência de pelo menos 25% da categoria nos terminais no cais. Com a reviravolta, passa a valer a decisão final, estabelecida em meados de 2015.

Com isso, a partir de 1º de março, as empresas podem funcionar somente com empregados próprios. A mudança terá impacto na vida de quase 3 mil famílias na região, que poderão ficar desempregados.