Rede Corporativa
, 12 de julho de 2020.
24/01/2005
Solenes
Comemoração aos 459º aniversário de fundação de Santos

Discurso do vereador Antonio Carlos Banha Joaquim

ENTRE OS COMPANHEIROS DE VIAGEM DE MARTIM AFONSO ESTAVA O FIDALGO PORTUGUÊS BRÁS CUBAS, QUE, DEPOIS DA FUNDAÇÃO DA VILA DE SÃO VICENTE RECEBEU COMO DOAÇÃO ALGUMAS TERRAS, ONDE RESOLVEU PLANTAR CANA-DE-AÇÚCAR, ARROZ, MILHO E TRIGO.

MAS LOGO BRÁS CUBAS PERCEBEU QUE AQUELAS TERRAS TINHAM UM GRANDE POTENCIAL PARA O TRANSPORTE DE CARGAS. E DECIDIU VOLTAR SUAS ATENÇÕES PARA O MAR. ELE SABIA QUE DO MAR PODERIA VIR O PROGRESSO DA COMUNIDADE QUE COMEÇAVA A SE FORMAR.  EM 1546, BRÁS CUBAS FUNDOU A VILA DE SANTOS, QUE CRESCEU AO REDOR DO PORTO QUE NASCIA, NA REGIÃO CENTRAL DA CIDADE.

FOI QUESTÃO DE TEMPO PARA SANTOS SE TRANSFORMAR EM UM CENTRO DE DESENVOLVIMENTO. O PRÓPRIO BRÁS CUBAS TROUXE PARA CÁ A SANTA CASA DE MISERICÓRDA, O PRIMEIRO HOSPITAL DO BRASIL.

SANTOS TINHA POTENCIAL, TINHA VOCAÇÃO PARA CRESCER. E EM 26 DE JANEIRO DE 1839, EXATAMENTE 166 ANOS ATRÁS, A ENTÃO VILA DE SANTOS FOI MERECIDAMENTE ELEVADA À CONDIÇÃO DE CIDADE.

Leia o discurso na íntegra...

Agenda da Cidade para as comemorações de aniversário da cidade

As atividades começaram, com missa solene na Catedral (Praça José Bonifácio). Às 10h30, as autoridades depositam flores no monumento do fundador da Vila de Santos, Brás Cubas, na Praça da República, e, na sequência a sessão solene na Câmara Municipal (Sala Princesa Izabel - 1º andar da Prefeitura).

Na parte da tarde, mais eventos no Centro. Às 15 horas, acontece a abertura da exposição Santos em Bico de Pena, na Estação do Valongo, trazendo 20 gravuras do arquiteto Silmar Paulo. E às 16 horas, o Coral Municipal apresenta-se na Bolsa do Café (Rua XV de Novembro, 95 ).

Na programação do aniversário também fazem parte todas as apresentações programadas para o Teatro Municipal. Dia 27, às 21 horas o jovem cantor Lucas Trevisan mostra o seu show Estação. Dia 28, às 21h30, o humorista Ary Toledo traz Ary a Todo Vapor. O encerramento da programação ficará a cargo de uma das grandes damas do teatro brasileiro, Eva Wilma, encenando a peça Primeira Pessoa, nos dias 29 e 30.



Atalhos da página



Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, nº 1 - Vila Nova - Santos/SP

CEP: 11013-360
Telefone: (13) 3211- 4100

Horário de funcionamento: segunda a sexta - das 8h às 18h

Sessões: segundas e quintas, a partir das 18h
 

 
Rede Corporativa e-Solution Backsite