Rede Corporativa
, 15 de outubro de 2026.
08/02/2013
Perfil - Carlos Teixeira Filho
Vereador propõe fraldários nos Postos de Salvamento

Requerimento apresentado pelo vereador Cacá Teixeira (PSDB) quer informações  sobre estudo visando instalação de fraldários nos seis Postos de Salvamento da orla da praia. A medida é necessária porque muitas mães, que vão passear com seus filhos pequenos pelo calçadão, não contam com um espaço adequado para a troca de fraldas.

“Tenho uma amiga que tem um filho com deficiência física e outro dia teve muita dificuldade para trocar a fralda da criança. Trata-se de questão muito importante para a cidade. Portanto, todas as crianças precisam desse espaço adequado e devidamente higienizado”.

A ideia de colocar o trocador no banheiro para deficientes é por conta do tamanho, uma vez que o sanitário feminino, por ser pequeno, não teria espaço para a instalação. “Como o banheiro para deficientes é unissex, resolvemos ainda o problema se algum pai precisar trocar a fralda do seu filho. Creio que a medida vai facilitar a vida de quem costuma passar pelo local”.

Este trocador, lembra o vereador, pode ser uma madeira reclinável e acolchoada, que ficaria em uma das paredes do banheiro. “O banheiro é grande e, por ser instalado dessa maneira, não atrapalharia a mobilidade dos cadeirantes”. A sinalização do fraldário ficaria ao lado do banheiro para deficientes.

Em Itatiba, a Lei Municipal nº 4.480, aprovada em abril do ano passado, já dispõe sobre o tema e todos os locais públicos do município devem contar com fraldário e banheiros para deficientes. “O Departamento de Planejamento está estudando como viabilizar essa instalação. Em Santos, temos uma vantagem porque já temos os banheiros, basta apenas colocar o trocador”.

Saúde
Ainda sobre os Postos de Salvamento, Cacá quer saber qual o serviço oferecido por médicos ou paramédicos no período matutino nesses pontos. “É importante registrar que muitos idosos praticam caminhadas de manhã e alguns sem nenhum tipo de orientação profissional. Acho válido profissionais da área da saúde orientando essas pessoas e até ajudando no caso de alguma eventualidade”.

Casas Noturnas
Diante da situação das casas noturnas da cidade, o vereador sugeriu que aquelas que estejam devidamente regularizadas, tenham seus nomes listados no site da Prefeitura de Santos (
www.santos.sp.org.br). “É uma forma fácil e eficiente para obter essas informações. Depois da triste e lamentável tragédia de Santa Maria (RS), algumas pessoas ficaram com receio de frequentar esses estabelecimentos. Mas sabendo que eles estão com a documentação em dia, os munícipes têm uma sensação maior de segurança”.

Assessoria de imprensa do vereador Cacá Teixeira
Thaís Lyra
Telefones: (13) 9128-6445 e (13) 3219-1848



Atalhos da página



Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, nº 1 - Vila Nova - Santos/SP

CEP: 11013-360
Telefone: (13) 3211- 4100

Horário de funcionamento: segunda a sexta - das 8h às 18h

Sessões: terças e quintas, a partir das 18h
 

 
Rede Corporativa e-Solution Backsite