Rede Corporativa
, 11 de outubro de 2026.
21/05/2025
Perfil - Sergio Caldas Santana
Audiência pública mostra redução da criminalidade em Santos

As ocorrências policiais na cidade de Santos diminuíram na comparação entre o primeiro quadrimestre deste ano e o mesmo período do ano passado, de acordo com números apresentados pelo delegado seccional de Santos, Rubens Barazal, em audiência realizada na segunda-feira, 19 de maio, na Câmara de Santos.

Entre janeiro e abril deste ano, o município registrou quatro homicídios, enquanto nos primeiros quatro meses do ano passado foram oito ocorrências. No mesmo período, os furtos de veículos caíram de 332 para 309 e os demais furtos passaram de 1.984 para 1.933. "Recebemos o aporte do governo do Estado em termos de reforço do policiamento e os números refletem essa realidade", disse o delegado.

Ele observou que o número de turistas na cidade aumentou 18,3% no verão em comparação com a temporada anterior, para mais de 3,34 milhões. Barazal também destacou que há concursos previstos ou já em andamento para reforçar o quadro da Polícia Civil na Baixada Santista.

 

Tecnologia

Convocada pela Comissão de Segurança Pública e Prevenção e Combate às Drogas, a audiência foi conduzida pelo presidente da Comissão, o vereador Sérgio Santana (PL) e contou com a participação do vereador Rafael Pasquarelli (União Brasil).

Compuseram a mesa o tenente-coronel Fábio Nakaharada, comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, e o subinspetor da Guarda Civil Municipal Lúcio da Costa.

Nakaharada apresentou recursos tecnológicos que estão sendo colocados à disposição dos policiais pelo programa estadual "Muralha Paulista" para a localização de procurados da Justiça. O tenente-coronel disse que esses recursos estão ajudando a identificar homens contra os quais há expedição de medida protetiva da Lei Maria da Penha.

Já o subinspetor Lúcio da Costa mostrou o reforço no armamento e nos demais equipamentos utilizados pela Guarda Civil Municipal para o combate à criminalidade e a proteção do patrimônio público.

Munícipes presentes à audiência, no Auditório Vereadora Zeny de Sá Goulart, fizeram diversos questionamentos sobre a segurança no município. "Muitas ocorrências não são registradas e não entram nas estatísticas, mas chegam aos nossos gabinetes", disse o vereador Sérgio Santana.

O evento contou também com a participação do deputado federal Delegado da Cunha (PP).

 

Assista à íntegra da Audiência.

Atalhos da página

Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, nº 1 - Vila Nova - Santos/SP

CEP: 11013-360
Telefone: (13) 3211- 4100

Horário de funcionamento: segunda a sexta - das 8h às 18h

Sessões: terças e quintas, a partir das 18h
 

 
Rede Corporativa e-Solution Backsite