Câmara discute projetos populares via Internet

Redes sociais podem ampliar participação dos santistas

Curtir

A Câmara de Santos discutiu nesta noite, dia 28, em audiência pública realizada no plenário Ulisses Guimarães, proposta do vereador Hugo Duppre (PMN) que permite a subscrição eletrônica de projetos de iniciativa popular por meio da internet.
Segundo a iniciativa do parlamentar, a coleta de assinaturas dos projetos de iniciativa popular - 5% do eleitorado santista, de acordo com a Lei Orgânica Municipal - realizada tradicionalmente em papel ou impressos em geral, poderá ser feita também por meio eletrônico, com a postagem do nome do cidadão e do número do seu título de eleitor.

O parlamentar acredita que as redes sociais poderão propiciar a apresentação de um número significativo de leis – inexistentes atualmente - por parte dos santistas. “Não há como negar pelo poder público que a crítica virtual em serviços públicos, por exemplo, vem influenciando cada vez mais nas decisões tomadas pelos nossos governantes, algo comum em outros países”, explicou Hugo Duppre.

Sugestões – No encontro, foram discutidas sugestões como a criação pelo Legislativo de uma Comissão Permanente de Participação Legislativa, para permitir à sociedade civil organizada o acesso ao sistema de sugestões legislativas e produção de trabalhos legislativos.

Para Duppre, o povo, atualmente, não enxerga na política tradicional de discussões legislativas o seu legítimo meio de representação parlamentar, preferindo discutir suas necessidades comuns nos fóruns na internet. “Este fenômeno precisa ser compreendido pelos políticos como outra forma de debates de interesses da soberania popular”, finalizou.

Celso Évora  (Mtb 31.552) - tel. (13) 9133-5311

Assessoria de Imprensa do vereador Hugo Duppre – PMN