, 14 de dezembro de 2018.
11/06/2012
Conheça a Câmara
Conheça o Castelinho
Desde agosto de 2011, Santos abriga seu Legislativo no antigo edifício que serviu de sede ao Corpo de Bombeiros. Projetado pelo engenheiro e arquiteto Maxiliano Emílio Hehl, em 1907. O prédio, que foi totalmente restaurado, fica na Praça Tenente Mauro Batista Miranda, 1, Vila Nova, e abriga no andar superior a Presidência da Casa.

Memorial do Bombeiro
Em 2012 foi inaugurado no térreo do Castelinho o Memorial do Bombeiro, uma sala de exposição de fotos e equipamentos que contam a história da Corporação.

Auditório
No térreo, também encontra-se o auditório vereadora Zeny de Sá Goulart, em homenagem à primeira vereadora de Santos, eleita em 1936. O local é utilizado para cursos, palestras e audiências públicas e tem capacidade para 98 pessoas.

Edifício novo
Entre o espaço histórico e o edifício construído, um espelho d'água recebe o visitante que, da área preservada, entra na moderna Câmara Legislativa. O prédio, que tem três andares, foi projetado pelo arquiteto Ney Caldato e abriga os gabinetes dos vereadores.

Plenário Oswaldo de Rosis
As matérias mais importantes para o desenvolvimento de Santos e de seu povo passam pelo Plenário Oswaldo de Rosis, onde acontecem as sessões ordinárias e extraordinárias, e também as solenidades, no primeiro andar do prédio novo. O local, onde funcionam salas para a taquigrafia, imprensa e cabine de edição, presta uma homenagem a uma das figuras públicas de grande destaque da cidade: Dr. Oswaldo, presidente da Câmara duas vezes (nos biênios 1977/1978 e 1981/1982). A galeria do plenário tem capacidade para 116 pessoas.

Espaço para eventos
No terceiro andar do edifício novo há um espaço para eventos. Neste local, abre-se um pequeno terraço para a Encosta do Monte Serrat.

Visitas monitoradas
O Castelinho está de portas abertas. Visitas monitoradas, às terças e quintas-feiras, podem ser agendadas pelo telefone (13) 3211-4109.