Rede Corporativa
, 19 de março de 2019.
29/01/2019
Perfil - Telma de Souza
Telma propõe Audiência Pública para discutir impactos da Cava
Assim que retornarem os trabalhos da Câmara de Santos, no início da próxima semana, a vereadora Telma de Souza irá propor uma audiência pública para discutir os impactos das cavas subaquáticas para o depósito de resíduos e rejeitos tóxicos, no Canal de Piaçaguera, em Cubatão, na divisa com Santos. Telma confirmou a iniciativa durante a reunião do Movimento Contra a Cava Subaquática, realizada na noite de segunda-feira (28), no Sindicato dos Metalúrgicos.

A Cava Subaquática foi aberta no lado cubatense do canal de Piaçaguera para receber o material contaminado, oriundo da dragagem do canal. Possui 400 metros de diâmetro e 25 metros de profundidade. Outras duas cavas tiveram suas construções autorizadas.

Especialistas apontam que o armazenamento dos resíduos e rejeitos tóxicos, em vez do tratamento e acondicionamento em local adequado, é o que causa tragédias como a de Brumadinho – ainda que,  no caso da Baixada Santista, não haja o risco de soterramento, mas, sim, de grave contaminação ambiental.

"Estamos testemunhando uma das maiores tragédias do País, com dezenas de mortes já confirmadas em Minas Gerais. Não podemos perpetuar essa irresponsabilidade no trato com vidas humanas e o meio ambiente. No caso das cavas, o risco ambiental é grande,  como apontam vários técnicos, podendo atingir com material tóxico todo o canal do estuário santista, comprometendo rios, mangues e toda a vida marinha. E também o trabalho de milhares de pescadores artesanais e a subsistência de suas famílias", explica Telma.

Telma lembra que a Câmara já fez outras discussões sobre o tema e que é necessário mantê-lo entre as pautas prioritárias de discussão do Legislativo santista e "pensar em ações legislativas que possam proteger a Cidade e a Região".


No ano passado, durante a campanha eleitoral, Telma assinou um termo de compromisso com o Movimento contra as Cavas, por conta da gravidade do tema.

Solidariedade – Dois atos em solidariedade às vítimas da ruptura da barragem da mineradora Vale, em Brumadinho, estão sendo convocados pelo Movimento Contra a Cava Subaquática, na Baixada Santista. O primeiro em Santos, na sexta-feira (1), às 18 horas, em frente a Estação da Cidadania. E outro em Cubatão, no sábado (2), às 13 horas, em frente ao Parque Anilinas. Nesse mesmo dia, às 16 horas, também foi programada uma panfletagem na Vila dos Pescadores, núcleo que fica em frente ao local da Cava Subaquática.


Assessoria de Comunicação vereadora Telma de Souza
imprensatelma@telmadesouza.com.br
www.telmadesouza.com.br
(13) 3219-1890

Atalhos da página

Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, nº 1 - Vila Nova - Santos/SP

CEP: 11013-360
Telefone: (13) 3211- 4100

Horário de funcionamento: segunda a sexta - das 8h às 18h

Sessões: segundas e quintas, a partir das 18h
 

 
Rede Corporativa e-Solution Backsite