, 10 de dezembro de 2018.
Perfil - Sadao Nakai
Compensação ambiental
As palmeiras sacrificadas por causa das obras da entrada da cidade serão compensadas com o plantio de mudas de árvores em outros locais. A compensação ambiental é obrigatória por lei. O vereador Sadao Nakai (PSDB) quer que a Prefeitura forneça detalhes do plantio. Em requerimento apresentado na Câmara na segunda-feira (26/11), o parlamentar pergunta em que pontos serão plantadas as novas árvores.

Para a imprensa, a Prefeitura informou que serão plantadas 4,7 mil mudas. No entanto, disse que só seria possível informar os locais após levantamento da empresa que fará o serviço. A afirmação preocupou Sadao, que questionou se a quantidade de área verde por habitante nos bairros será considerada para definir os pontos.

Pesquisa realizada pela Unisanta em 2009 mostrou que com exceção dos morros a quantidade de áreas verdes que Santos possui é inferior a recomendada pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana. "Em alguns bairros, o índice estava bem abaixo. Por isso acho importante saber se este índice é levado em conta para planejar os pontos que receberão as mudas da compensação ambiental".

Cadastro

Sadao Nakai é autor da Lei 3.269/2016, que obriga o Executivo a criar um cadastro de todas as árvores situadas em logradouros, passeio público e próprios municipais. Apesar de existir há mais de dois anos, até o momento a legislação não foi cumprida.

Assessoria do vereador Sadao Nakai
Andrea Rifer