Rede Corporativa
, 22 de outubro de 2017.

Imagem link Câmara Jovem Santos  Imagem link Tv Câmara  Imagem link Consulta Histórica  Imagem link Portal transparência     Imagem link acesso à informação

PERFIL

PSB
Benedito Furtado de Andrade
Portuário, jornalista e empresário, Benedito Furtado de Andrade foi eleito vereador, pela primeira vez, em 1989, pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), com aproximadamente 2.800 votos. É um dos mais antigos membros do PSB depois de ter sidovice-presidente da juventude do extinto MDB na época do bipartidarismo, quando o MDB reunia os cidadãos que combatiam a ditadura militar. Foi reeleito em 1992, exercendo a vereança até 1996. Após sete anos longe do Legislativo, retornou à Câmara Municipal de Santos em 2003, na vaga deixada pelo ex-vereador Fausto Figueira. Nas eleições de 2004, obteve 3.580 votos. Em 2008, foi o quarto edil mais votado, com 5.033 sufrágios. Atualmente, em seu quinto mandato, elegeu-se como o quarto vereador mais votado de Santos, com 4.959 votos.

Socialista convicto, Benedito Furtado tem sua trajetória na vida pública marcada pela coerência política, destacando-se por atuar na defesa da ética, no combate à corrupção, dando grande espaço em seu trabalho legislativo à criação de leis e pronunciamentos na defesa da causa animal, priorizando questões relativas ao Porto, Saúde e Educação, mantendo uma luta contínua pela representação efetiva das comunidades mais carentes no processo de desenvolvimento do Município, como a Área Continental, Vila Alemoa, Piratininga, São Manoel.

Cearense nascido em Sobral, Benedito Furtado chegou a Santos aos 12 anos, em 1962. Aqui, o estudo e o trabalho passaram a ser sua meta. Na década de 70, nos movimentos estudantis, integrou o Comitê Brasileiro pela Anistia e foi fundador do Movimento de Cultura Popular (MCP). Chegou à Universidade formando-se em Jornalismo pela UniSantos, em 1979. Trabalhou como servente e ascensorista na Santa Casa de Santos, costurador de sacos de café, estivador e auxiliar de escritório. Em 1973, foi admitido na Companhia Docas de Santos, no Departamento de Operações, mas em pouco tempo foi indicado para prestar concurso para encarregado de navio.

Sua formação como sindicalista e político foi construída ao lado de trabalhadores portuários. Na medida em que acreditou que poderia mudar para melhor a realidade dos trabalhadores do Porto, concorreu em 1978 à eleição para o Sindicato da Administração Portuária (Sindaport) sendo eleito 2º secretário.

Presidente do Sindicato da Administração Portuária (Sindaport) durante quatro gestões consecutivas (1981-1984 / 1984-1987 / 1987-1990 / 1990-1993), a atuação de Furtado na luta sindical é notória. Foi fundador e primeiro presidente da Unidade Sindical da Baixada Santista, vice-presidente para assuntos portuários da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Marítimos, Fluviais e Aéreos, além de diretor do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) e do DIEESE. Reconhecido como forte liderança, em plena ditadura, comandou greves que paralisaram totalmente o porto e entraram para a história de lutas dos trabalhadores. Exemplo dessa combatividade foi a greve de 1980, a primeira após o golpe de 1964. 

Em 1989, incentivado pelos companheiros do Porto, candidatou-se a vereador,

Causas sociais

Benedito Furtado é presidente do Diretório Municipal do PSB-Santos, estando no quarto mandato. Na Câmara Municipal, preside duas Comissões Especiais de Vereadores: CEV com a finalidade de acompanhar e fiscalizar eventuais projetos de construção do túnel submerso entre as áreas insular e continental, assim como acompanhar a atuação dos órgãos públicos na Área Continental; e CEV com a finalidade de acompanhar reivindicações da população dos bairros São Manoel, Piratininga e Vila dos Criadores, além de tratar do processo de urbanização da Vila Santa Casa.

Na última década, Furtado vem concentrando grande parte de sua vida ativa à causa animal e aos escritos literários, embora se considere um homem inculto. É autor de inúmeras leis que colocaram Santos na vanguarda de proteção dos animais, proporcionandomelhor qualidade de vida, entre elas a que proíbe a exibição de animais em circos, rodeios entre outros (Lei Complementar nº 510, de 23 dedezembro de 2004), a que impede o Município de Santos entregar animais para experiências em laboratório e aulas práticas de universidade (vivissecção) – Lei nº Complementar nº 498, de 28 de maio de 2004, a que criou o registro e outros direitos aos animais da cidade (Lei Complementar nº 533, de 10 de maio de 2005 e nº 738, de 18 de novembro de 2011), a que proíbe concessão e renovação de alvará de licença e funcionamento aos canis que exploram cães em serviços de guarda, segurança e vigilância(Lei Complementar nº 661, de 16 de outubro de 2009) e a que dispõe sobre o transporte de animais domésticos no serviço municipal de transporte coletivo de passageiros (Lei Complementar nº 786, de 17 de dezembro de 2012).

Além destas legislações, Furtado ajudou a criar a Coordenadoria de Proteção e Bem-Estar Animal (Codevida), batalhando pela construção de uma sede própria para a instituição, inaugurada no segundo semestre de 2014. O parlamentar também atuou para que fosse criado o Conselho Municipal para Proteção à Vida Animal no governo Papa (Lei nº 2.413, de 13 de Julho de 2006 e o Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (Fubem), Lei nº 2.757, de 09 de maio de 2011).

 

Telefones3211-4173 / 3211-4216 / 3219-3850
e-mail: beneditofurtado@camarasantos.sp.gov.br
 

 
 

FOTOS

NOTÍCIAS

VÍDEOS

Milton Teixeira Filho substitui Benedito Furtado por quatro dias


Esta é a primeira vez que Teixeira assumirá a vereança...

Vereador faz duras críticas à Codevida


Parlamentar afirma que prefeito precisa dar mais atenção ...

Ligações clandestinas prejudicam bairro do Jabaquara


Sabesp esteve no local a pedido de vereador...

Vereador quer restringir datas comemorativas no município


Celebração de eventos tem se tornado banal...
 

Atalhos da página


 

Câmara Municipal de Santos

Quem curte

Câmara Municipal de Santos

Siga no Instagram

Câmara Municipal de Santos

Siga no Twitter


Rede Corporativa e-Solution Backsite